Rede Agrojor é aceita por unanimidade como membra da IFAJ

A Rede Agrojor (Rede Brasil de Jornalistas Agro) tornou-se formalmente integrante da IFAJ (Federação Internacional dos Jornalistas Agrícolas) após ser aceita por unanimidade durante o Congresso da IFAJ 2022, realizado na Dinamarca, entre 27 de junho e 2 de julho.

Desta maneira, a associação brasileira une-se a 60 países-membros da federação internacional. A entidade, cuja origem remonta à década de 1950 em seu formato atual, visa reunir jornalistas especializados de todo o mundo com base nos valores da liberdade de imprensa, troca de experiências e conhecimentos.

Na ocasião, a Rede Agrojor foi representada por seu diretor de Comunicação Internacional, Daniel Azevedo Duarte. Além do Brasil, também foram aceitas as associações representantes de outros três países, Chile, Trinidad & Tobago e Uganda.

Em seu discurso durante o evento de formalização, no dia 1º de julho, o representante brasileiro agradeceu aos delegados presentes de 45 nacionalidades e afirmou o compromisso do Brasil ao integrar a IFAJ.

“A palavra obrigado em português significa mais que um reconhecimento ou um agradecimento, mas também tem sentido dever. A afiliação da Rede Agrojor traz para mim um sentimento de obrigação em retribuir a mesma abertura a colegas de outros países e também preservar os valores da IFAJ, como a liberdade de imprensa. Muito obrigado!”, disse.

A cerimônia foi conduzida por integrantes da nova diretoria da IFAJ, o estadunidense Steve Werblow, no cargo de vice-presidente; o argentino Addy Rossi, reeleito secretário-geral; e o britânico Adrian Bell, reempossado tesoureiro, e contou com mais de 100 participantes no auditório principal do Hotel Vingsted.

Delegações de 45 países votaram pela entrada do Brasil na IFAJ (foto – Halkawt Toqef)

Boas-vindas

A presidente da IFAJ, a sueca Lena Johansson, enviou sua mensagem sobe a adesão da Rede brasileira. “É um grande prazer receber a Agrojor na rede global da IFAJ. A IFAJ está feliz em poder contar com a associação brasileira como um dos nossos 60 membros. Parabéns!”, saudou.

Ela também comentou sobre a relevância do Brasil no setor agropecuário e a possibilidade de mais trocas entre as associações, bem como entre jornalistas brasileiros e estrangeiros. “O Brasil é um país agrícola muito importante e tenho certeza que será proveitoso para todos nós trabalharmos mais juntos”, completou.

Do mesmo modo, Steve Werblow manifestou “o prazer de receber a Rede Brasil de Jornalistas Agro na federação”. Segundo o vice-presidente da IFAJ, a Rede Agrojor tem sido um grande modelo de como usar o Facebook, mobilização e de energia para reunir colegas em uma nação grande e diversificada como o Brasil.

“Foi muito emocionante ter Daniel no Congresso, tanto como membro da Master Class do IFAJ/Corteva quanto para representar o Brasil pessoalmente enquanto os delegados votaram a adesão da Rede na federação. Estou ansioso para aprender com os membros da Rede e ver colegas brasileiros se beneficiando da afiliação da Rede ao IFAJ. Bem vindos, amigos!”, sinalizou.

Congresso IFAJ

O Congresso IFAJ 2022 recebeu mais de 300 jornalistas de ao menos 45 nacionalidades para seis dias de visitações in loco sobre a agropecuária dinamarquesa e convívio entre profissionais do jornalismo na região de Vejle, Jutlandia, Dinamarca.

O jantar de abertura, no dia 27 de junho, teve lugar para o anúncio da tradicional premiação das melhores peças jornalísticas em texto, vídeo e imagem e, especialmente, para discursos importantes.

Além das palavras da posse oficial da nova presidente da IFAJ, Lena Johansson, a presidente da delegação da Ucrânia, Larysa Guk, fez um relato emocionante sobre a guerra com a Rússia.

A partir da terça-feira, dia 28 de junho, os jornalistas foram divididos em quatro grupos para cinco dias de visitações temáticas, que totalizaram 20 excursões e cerca de 50 destinos entre propriedades rurais, empresas e cooperativas ligadas à produção agropecuária.

Entre os temas das visitas, “A maneira dinamarquesa de lidar com os desafios”, “A agricultura faz parte da solução”, “Produção de leite com foco no clima e bem-estar”, “Mais de 30 milhões suínos dinamarqueses”, “Novas proteínas à base de plantas”, “Vacas amigas, mais leite”, “Agricultura de precisão”, entre outros.

Os participantes também puderam assistir de workshops e palestras no próprio hotel que sediou o evento, bem como de uma feira e outros eventos de confraternização em diferentes locais do país sede.

Pré-congresso, Master Class e Young Leaders

Os organizadores também prepararam um tour pré-Congresso para mostrar alguns ícones da Dinamarca entre os dias 24 e 27 de junho, como a produção sustentável de alimentos, de grama para campos de futebol e de energia alternativa.

Além do tour pela Dinamarca, o pré-evento contou com o IFAJ Bootcamp para dois grupos de participantes. O primeira foi o Masterclass IFAJ-Corteva Agriscience, com jornalistas e comunicadores agrícolas de países em desenvolvimento, de países membros e não membros do IFAJ.

O segundo grupo foi o programa IFAJ-Alltech Young Leaders, que reconhece o potencial de liderança de jovens jornalistas e comunicadores agrícolas (com menos de 35 anos de idade) dos países membros do IFAJ.

Pós-congresso

Alguns participantes ainda realizaram mais uma excursão após o evento. O destino foi as Ilhas Faroé, pertencentes à Dinamarca, e incluiu visitas a unidades agrícolas, de aquicultura e de processamento, bem como o contato com a cultura do local.

Rede Agrojor é aceita por unanimidade como membra da IFAJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *