A IFAJ (Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas), anunciou durante o seu Congresso Mundial 2023, realizado em Alberta, no Canadá, evento encerrado no dia 2 de julho, os ganhadores dos prêmios IFAJ Star Prize nas categorias escrita, vídeo, mídia digital, áudio e fotos.
A premiação da IFAJ contempla jornalistas do mundo todo e que fazem parte das entidades nacionais. O prêmio foi criado para reconhecer a excelência em reportagens sobre temas agrícolas em todo o mundo.
A RedeAgrojor (Rede Brasil de Jornalistas Agro), filiada à IFAJ desde 2022, ano em que a entidade foi aceita em assembleia, participou das reuniões de comitês de forma online. Atualmente, a Rede Agrojor conta com 63 associados de todo o país.
Com foco em desenvolvimento profissional e networking internacional, a IFAJ reúne cerca de 5.000 jornalistas de 62 países. Confira abaixo quem foram os jornalistas ganhadores nas quatro categorias do Star Prize 2023:
IFAJ Star Prize for Print – O vencedor da categoria foi Thomas Weber, da Áustria, por “Zurück Zum Ursprung” (“De volta à origem”), publicada na revista Biorama 78. A reportagem mostra uma família de fazendeiros que vive da pecuária leiteira, mas que tem entre seus membros – o mais jovem deles – é um ativista da causa vegana e pelos direitos dos animais. Um dos jurados do prêmio destaca as habilidades de reportagem de Weber ao abordar esse conflito, “especialmente usando citações de membros da família para dar sentido ao problema geral”. Confira a reportagem neste link
“O Star Prize celebra o poder da pesquisa excelente e da ótima narrativa”, diz Adalberto Rossi, secretário-geral do IFAJ. “Como vencedor do IFAJ Star Prize, Thomas Weber pode realmente dizer que seu trabalho é o melhor do mundo.” Os jurados para as reportagens escritas foram John Morriss, do Canadá, e Markus Rediger e Ingold Jonas, ambos da Suíça.
IFAJ Star Prize for Video – A produtora croata Tamara Buban e sua equipe foram os vencedores da categoria, com uma série de documentários sobre agricultura sustentável chamada Dulum zemlje (Dulum da Terra) e disponível no YouTube. De acordo com os jurados, a série – destinada a jovens espectadores com sonhos de agricultura sustentável – é um “documentário lindamente filmado e editado com forte talento carismático”. Conta, também, em um dos episódios, uma “história maravilhosamente envolvente e divertida, além de uma trilha sonora excelente”. Confira o vídeo neste link.
“Dulum zemlje é um exemplo maravilhoso da conexão entre agricultura, alimentação, beleza e a experiência humana”, diz Rossi. A avaliação dos trabalhos em vídeo foi coordenada por Leigh Radford, um veterano de longa data da Australian Broadcasting Corporation, contando com Ian Petrie, do Canadá; Prue Adams, da Austrália, e Ken Rundle, do Reino Unido.
IFAJ Star Prize for Digital Media – A vencedora da categoria foi Jane Craigie, da Jane Craigie Marketing, do Reino Unido. O trabalho de Craigie, “Growing Cotton With Blockchain” (Cultivo de algodão com Blockchain), uniu a história do algodão e do blockchain por meio de uma combinação de podcast, episódio denominado “The Science Behind Your Salad”, da BASF, mais artigos online e infográficos, entre outros recursos. De acordo com os jurados, o projeto “mostra o quanto uma apresentação digital imaginativa e bem produzida pode comunicar” e apontou que ela foi “a inscrição mais completa nesta categoria que já tivemos”. Confira neste link o conteúdo em áudio e o escrito.
“O mundo está recorrendo a recursos on-line para obter informações, e repórteres criativos estão usando o poder da mídia digital para fornecer informações e contexto a um público ansioso”, afirmou Rossi. A avaliação dos trabalhos também foi coordenada por Leigh Radford, com Ian Petrie, Prue Adams e Ken Rundle.
Star Prize for Audio – Os jornalistas canadenses Trevor Bacque e Ian Doig foram os vencedores da categoria Áudio com o episódio “Super Friends”, veiculado no GrainsWest Podcast. De acordo com os avaliadores, o episódio é “um relatório abrangente sobre um tópico interessante… bem pesquisado”. Confira neste link o podcast.
“‘Super Friends’ é um excelente exemplo do poder do formato de podcast para fornecer informações importantes e detalhadas aos agricultores e outros públicos agrícolas”, disse Rossi. A comissão julgadora também foi formada por Radford, Petrie, Adams e Rundle.
IFAJ Star Prize for Photography – A premiação para fotografia contempla as divisões Pessoas, Paisagem e Produção. Para o tema Pessoas, o ganhador foi o canadense Lorne McClinton, da The Furrow, em Ontário. A foto chamada “Alta temporada para Wendy Hogarth e Murray Johnson, proprietários da Fazenda e Vinícola Muskoka Lakes em Bala, Ontário”, mostra o casal em mar de uvas. Confira a imagem neste link.
A vencedora da categoria Paisagem foi a australiana Lisa Alexander, capturada por drone. A foto “The Channel Country Comes Alive”, como relata um dos jurados, faz uma “captura incrível de luz, cor e natureza”. Confira a imagem neste link.
Juergen Schmuecking, da Áustria, venceu a categoria Produção com a imagem “Colheita no Caribe”, que, segundo os avaliadores, mostra uma “bela textura da cana e pela cor”. Confira a imagem neste link.
“A fotografia tem um impacto emocional e intelectual imediato, o que a torna uma ferramenta tão poderosa para contar a história da agricultura”, observou Rossi. Os jurados para o bloco de imagens foram Johnnie Belinda Cluff, da Nova Zelândia; Kurt Lawton, dos Estados Unidos, e Janice Thoroughgood, do Canadá.
Se você ainda não é associado à Rede Agrojor, clique aqui e faça parte da comunidade brasileira filiada à IFAJ