IFAJ e Universidade de Illinois firmam parceria para capacitar jornalistas agro

Germán Bollero, reitor da ACES, e o vice-presidente da IFAJ, Adalberto Rossi

A Faculdade de Ciências Agrícolas do Consumidor e do Meio Ambiente (ACES, na sigla em inglês), que pertence à Universidade de Illinois, localizada em Urbana-Champaign, nos EUA, anunciou uma nova parceria internacional entre o programa de Liderança, Educação e Comunicação Agrícola (ALEC) e a Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas (IFAJ). O acordo formaliza os planos para o lançamento de um Certificado em Comunicação Agrícola Global. A iniciativa foi proposta pelo Centro Global James F. Evans para Comunicação em Alimentos e Agricultura, um órgão da ACES. 

A parceria foi anunciada nesta segunda-feira (12/5), em uma cerimônia na qual estavam presentes o reitor da ACES, Germán Bollero, e o vice-presidente da IFAJ, Adalberto Rossi.

Oferecido no formato online, o certificado está sendo desenvolvido por professores do ALEC e se baseia em pesquisas realizadas com membros da IFAJ. O objetivo é que ele tenha alcance internacional, seja relevante para a carreira e adequado às necessidades de comunicadores agrícolas que atuam em diferentes idiomas, regiões geográficas e plataformas de mídia.

Esta é a primeira vez que a IFAJ, uma organização que representa 6.600 membros em 62 países, se compromete com uma colaboração acadêmica dessa escala. A federação votou unanimemente a favor da iniciativa, apontando a necessidade urgente de preparar comunicadores para liderar em um sistema alimentar interligado e em transformação acelerada.

“Este certificado representa um passo importante para a comunidade internacional de jornalismo agrícola”, disse Rossi. “Ao capacitar profissionais com pensamento crítico, habilidades multimídia e uma perspectiva global, podemos elevar o nível da comunicação agrícola em âmbito mundial.”

O certificado está entre as primeiras ofertas do Centro Evans, um novo organismo anunciado pela ACES que tem como objetivo promover a educação, pesquisa e liderança em comunicação de alimentos e agricultura.

Para tornar o Centro Evans uma realidade, a Universidade de Illinois precisa arrecadar US$ 5 milhões (R$ 28 milhões na cotação atual) até o dia 15 de agosto. Com mais de 60% da meta já assegurada, esta etapa final de arrecadação é fundamental para estabelecer o centro e iniciar sua programação, incluindo o programa de certificação.

“O Centro Evans é mais que uma homenagem ao legado de Jim Evans, é um compromisso ousado com o futuro da comunicação agrícola internacional”, disse Anna Ball, reitora para programas acadêmicos. “Por meio deste centro, estamos capacitando estudantes e profissionais a conectar culturas, valorizar a ciência e promover avanços na alimentação e agricultura em escala global.”

Para saber mais sobre o Centro Evans, entre em contato pelo e-mail evanscenter@aces.illinois.edu. Doações podem ser feitas online no site evans.aces.illinois.edu/give ou entrando em contato com Stacey Cole, no Escritório de Desenvolvimento da Faculdade de ACES pelo e-mail smcole@illinois.edu.

IFAJ e Universidade de Illinois firmam parceria para capacitar jornalistas agro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *