Paulo Ozaki, do AgroResenha e Rodrigo Carlotti, do Ticaraticast, foram os convidados
Na terça-feira (30), ocorreu o workshop “Podcasts e videocasts: desafios e oportunidades para jornalistas do agro”, promovido pela Rede Agrojor e exclusivo para associados. Os convidados foram o engenheiro agrônomo Paulo Ozaki, que se tornou um podcaster com o seu AgroResenha, e o jornalista Rodrigo Carlotti, que trabalha na produção do Ticaraticast. A condução do debate ficou por conta de Luiz Patroni, vice-presidente da Rede e apresentador do Podcast do Patroni.
O encontro durou cerca de 50 minutos e contou com diversos relatos dos convidados, dividindo experiências e dicas para os profissionais que desejam investir no nicho dos podcasts e videocasts. Além disso, houve espaço para perguntas dos associados, quando foi possível tirar algumas dúvidas.
Ozaki deu um relato sobre seu podcast e sua bagagem no nicho, “depois desse boom dos podcasts durante e após a pandemia eu percebi que muita gente quer criar um podcast pra ganhar dinheiro, e não porque gosta e quer deixar o resultado chegar naturalmente”. Ozaki ainda completou, “ a falta de motivação e essa procura pelo retorno financeiro é o que faz com vários podcasts não sejam tão longevos assim, acabem em menos de um ano, sem ter resultado”
Rodrigo Carlotti comentou sobre o grande número de podcasts existente e como atrelar o agro ao ouvinte. “O podcast é uma mídia que muitos falavam ‘vai passar um tempo e vão para de consumir, tem tantos sendo produzidos que vai saturar, vai declinar’, mas não, o que precisa é de um conteúdo de qualidade, com convidados relevantes, que interessem ao público”, disse Carlotti
Cerca de 25 associados participaram do workshop e a resposta sobre o tema foi bem positiva. Para os membros que não puderam participar ao vivo existirá a possibilidade de assistir a gravação em breve.