O que é a IFAJ
A IFAJ (International Federation of Agricultural Journalists) é uma associação profissional politicamente neutra e sem fins lucrativos, com membros em mais de 50 países, que tem na liberdade de imprensa um de seus fundamentos, além do estreito relacionamento entre jornalistas agrícolas de todo o mundo.
Para estimular a troca de informações e ideias, a IFAJ publica o IFAJ News, promove congresso anual organizado por associação de jornalistas agrícolas de um país-membro e mantém lista de profissionais para ajudar a cumprir sua missão de compartilhar notícias sobre a cadeia agropecuária.
A IFAJ é uma entidade voluntária liderada por dirigentes eleitos. Os membros de cada país filiado são representados por um indivíduo que atua no comitê executivo da IFAJ. Este grupo de lideranças se reúne duas vezes por ano para conduzir os trabalhos da entidade e formular políticas para seus membros.
Um escritório global facilita o trabalho da organização e do desenvolvimento de programas. É sustentada por cotas pagas por seus membros e por patrocínios corporativos de diversas empresas.
Da África à América, da Europa à Ásia, os membros da IFAJ são profissionais cuja missão é contar ao mundo sobre as atividades agrícola e pecuária. São jornalistas em funções como repórteres, editores, diretores de comunicação, assessores, fotógrafos, designers, entre outros cargos em associações, empresas ou como prestador de serviços de comunicação. Seus públicos são os produtores rurais, suas cadeias produtivas e toda a sociedade.
Os primórdios da IFAJ
O movimento mundial de jornalistas do setor começou em 1933 quando foi fundada, na Bélgica, a Federação Internacional da Imprensa Agrícola. Dois anos depois, durante a Feira Internacional de Bruxelas, foi organizado um congresso que contou com a presença de jornalistas de 18 países.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, a federação cessou suas atividades. O movimento foi retomado somente em março de 1954 em Paris, França, com a proposta da formação, junto a jornalistas da Alemanha, da International Union of Agricultural Journalists (União Internacional de Jornalistas Agrícolas), posteriormente IFAJ.
Naquele ano, um seminário foi organizado na Suécia pela hoje extinta Organização para a Cooperação Econômica Europeia (OEEC) focando “o papel da imprensa agrícola no trabalho do consultor agrícola”. Durante esta conferência também se discutiu a necessidade de uma organização internacional de jornalistas agrícolas.
A ideia foi retomada seis meses depois por um grupo de participantes do seminário sobre a utilização de publicações para a divulgar o saber-fazer agrícola, organizado pela OEEC e realizado na Casa da Imprensa em Bonn, Alemanha.
Após discussões, o grupo estabeleceu um comitê provisório com a tarefa de lançar as bases de uma federação internacional. Em junho de 1959, a França assumiu a responsabilidade de organizar um congresso.
A partir deste ano, os congressos da entidade passaram a ser anuais, contando com a formalização de carteira profissional internacional e com a publicação contínua de boletins informativos sobre as atividades da entidade.
O primeiro “Boletim Internacional” foi publicado em 1961. Nessa época a entidade reunia cerca de 1.000 jornalistas. Em 1964, o nome da organização foi alterado para IFAJ (International Federation of Agricultural Journalists).