Jornalista da Agrojor é selecionado para cobrir feira na Dinamarca

Leandro Mittmann, membro da Agrojor, participará da Agromek, na Dinamarca, graças à IFAJ

O jornalista Leandro Mittmann, que faz parte da Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor) e que atualmente reside na Europa, foi selecionado pela Federação Internacional de Jornalistas Agropecuários (IFAJ) para participar da feira Agromek, realizada em Herning, na Dinamarca, entre os dias 27 a 29 de novembro. A Agromek  é uma das maiores feiras internacionais agrícolas da Europa, incluindo setores da construção, gestão de culturas, máquinas agrícolas, equipamentos para pecuária, tratores e colheitadeiras, além de conhecimento e serviços.

Mittmann ficou sabendo da oportunidade de participar por meio dos anúncios feitos pela Agrojor em seu grupo de WhatsApp, no qual estão cerca de 100 jornalistas de todo o Brasil.  “Soube dessa oportunidade pela postagem do colega jornalista. Me inscrevi, enviei reportagens que já tinha feito no Brasil e meus comentários para o programa Granja na TV”, diz Mittmann. “Não tinha grandes pretensões, mas logo fui avisado de que minha proposta havia sido aceita.”

Segundo Vera Ondei, presidente da Rede Agrojor, a escolha de Mittmann é uma realização para a entidade. “Quando fundamos a Rede Agrojor, uma das certezas era de que nossa filiação à IFAJ traria oportunidades internacionais para os jornalistas brasileiros”, afirma ela. “Isso tem ocorrido e o convite ao Mittmann nos deixa muito felizes. A missão vem sendo cumprida.”

Nascido em Porto Alegre (RS), Mittmann trabalhou por 21 anos na revista A Granja, onde foi editor por 18 anos e cobriu eventos agrícolas em todo o Brasil e no exterior. Em março de 2024, a revista foi descontinuada, e ele se mudou para a Alemanha por motivos familiares. Desde julho, atua no programa A Granja na TV, produzido pela Ulbra TV de Canoas (RS), onde é responsável por conteúdos digitais e faz comentários sobre o agro europeu e o mercado externo brasileiro.

Na Agromek, ele destaca o desejo de conhecer o que há de mais avançado no setor agrícola em uma região tão distinta. “Uma feira agrícola normalmente é onde o melhor do agro é apresentado, especialmente em tecnologias. Estou muito curioso para ver o que será exposto, desde máquinas agrícolas até inovações locais”, afirma. “A Dinamarca é um país que desconheço, e acredito que a experiência será única, especialmente por se tratar de uma região de clima frio e com um agro muito diferente do que conhecemos no Brasil.”

O jornalista já cobriu grandes feiras como Agrishow, Expointer e a alemã Agritechnica, mas a expectativa para a Agromek é especial. “Será interessante explorar as tecnologias e marcas que diferem das que conhecemos no Brasil, como aconteceu em Hannover (sede da Agritechnica), onde me impressionei com uma colhedora de beterraba sacarina – algo que nem existe no Brasil. Tenho certeza de que a Dinamarca também trará novidades surpreendentes.”

Mittmann também espera identificar possíveis conexões entre os mercados europeu e brasileiro. “Embora a relação entre o agro brasileiro e o dinamarquês seja pequena, essas trocas podem trazer insights sobre como podemos integrar práticas e tecnologias.”

Você ainda não é filiado à Rede Agrojor? Entre em contato neste link e faça parte dessa comunidade

Jornalista da Agrojor é selecionado para cobrir feira na Dinamarca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *